Estou tendo dificuldade de conseguir as certidões de nascimento e casamento dos meus avós pois um nasceu na Transilvânia (hoje Romênia), o outro na Iugoslávia (hoje Sérvia). O que faço?

Rating: +0

Positive Negative

Os consulados da Romênia e da Sérvia podem ajudar, mas costuma ser bem demorado. Se voce quiser rapidez recomendamos procurar um despachante, advogado ou pesquisador local. Entre em contato conosco pois conhecemos um na Sérvia que já resolveu alguns casos em algumas semanas. Caso voce consiga comprovar a cidadania dos seus antepassados com outros documentos antigos, tipo boletim escolar, cédula de identidade, certidão de batismo, passaporte antigo, etc já é um meio caminho andado, mas haverá sempre a necessidade de se apresentar uma certidão de nascimento (avo - bisavo - trisavo) propriamente dita.

79 Responses to Estou tendo dificuldade de conseguir as certidões de nascimento e casamento dos meus avós pois um nasceu na Transilvânia (hoje Romênia), o outro na Iugoslávia (hoje Sérvia). O que faço?

  1. Daniel do Prado says:

    Boa tarde! Meu tataravô veio com documentos austríacos, da província de Agramo, más não estou conseguindo achar, alguem poderia me ajudar? O sobrenome é Messic… novosel…

  2. Tatiana Safar says:

    Boa noite,
    Meu avô materno nasceu na cidade de Fiume em 1913, você saberia dizer a qual autoridade devo solicitar a via atualizada deste documento? Grata

    • colaborador says:

      Olá Tatiana, qual cidadania voce vai pleitear, a italiana, a croata ou a húngara?

      • Rafael Zanatta e Fonseca says:

        Bom dia. Meu bisavô também nasceu na Província de Fiúme em 07/11/1911. Qual cidadania teria direito, italiana ou croata? Em seguida, é possível obter a certidão de nascimento pela internet ou alguém presta esse serviço? Obrigado. Rafael

  3. olá .Me chamo Pricila e estou com dificuldade de saber em qual cidade meus bisavós nasceram na YUGOSLAVIA. Como posso consegui está informação.
    OBRIGADO.

  4. Yam Horvatti says:

    Oii tudo bem ? Então eu queria saber se você pode me ajudar; meu tataravô nasceu na Iugoslávia, que agora não existe mais pois se dividiu, e a minha tataravó nasceu na Áustria. Eu queria saber se tem como eu tirar cidadania.

  5. Jocieli says:

    Boa tarde, gostaria de saber se posso obter a dupla cidadania, pois meu avô e avó nasceram na Iugoslavia, eu tenho a identidade de ambos e la dis Belgrado – Iugoslavia, poderiam me ajudar?

  6. Érika Galvão Lisica says:

    Boa tarde, minha avó era iugoslavia e meu avô alemão, não tenho quase informação deles, preciso tirar minha dupla cidadania, consigo com vcs?

  7. Paulo Tomasovic Junior says:

    Olá,

    Meu avô paterno era de Bratislava, atual Eslováquia, e meus bisavós (pais da minha avó por parte de pai também), minha avó única filha nascida no Brasil, meu bisavó era de 1897 e nasceu em Ninsk que é da Sérvia.
    Você saberia me dizer qual é a cidadania europeia mais fácil de conseguir destes países?
    A Família da minha avó tem sobrenome Katafai, aparentemente este sufixo foi adicionado durante a dominação Húngara para parecer sobrenome húngaro.

    • colaborador says:

      Tudo indica que voce poderá pleitear a cidadania húngara mas precisaremos analisar a sua documentaçao antes.

  8. Fernanda says:

    Meu bisavô nasceu em 1898 e minha avó em 1920, na cidade de Bokaj, atual Servia. O sobrenome Fodor. Nos documentos constam nacionalidade Iugoslavia. Tenho direito a cidadania húngara? Obrigada.

  9. Oi tudo bem ? Então meu tataravó (Francisco horvat)veio da yugoslavia , e minha tataravó ela veio da austria(ana Horvat) , e eu queria saber cê tem como eu tirar minha cidadania por um dos dois , por que eu preciso muito mesmo da cidadania , você pode me ajudar , por favor .

  10. Vinícius Braga says:

    Olá,
    Sou bisneto de húngaros e gostaria de conseguir tirar a cidadania hungara. Meu bisavô Petar Pavle Temesvari (ou Temechvari), natural da cidade Horgoch, Yugoslavia, veio para o Brasil logo após o término da primeira guerra e se casou com Irma Rissi, também hungara. Apesar de tudo estou encontrando dificuldades em achar seus documentos. Vocês poderiam me ajudar?

  11. Bruno Monteiro says:

    Olá, minha bisavó nasceu em Gorni Ugarnik, Iugoslávia, conforme consta na certidão de nascimento do meu avô. O sobrenome dela é Horvate ou Howarte pois em alguns documentos dos filhos apareceu um sobrenome e outros aparece o outro sobrenome. Não consigo achar esta cidade de Gorni Ugarnik de jeito nenhum. Além disso não sei se posso requerer a cidade de algum pais da antiga Iugoslávia. Seria possível ?

    • colaborador says:

      Olá Bruno, o sobrenome correto é Horvath. Escreva para nós e ajudaremos a desvendar o mistério de Gorni Ugarnik… nosso email é [email protected] — sim, voce poderá requerer a cidadania húngara se aprender o idioma.

  12. Nathalia Girardi Mendler says:

    Boa tarde!

    Meu avo nasceu na antiga Yugoslavia e veio ao Brasil pequeno junto de seus pais e irma. Meu avo nasceu em DZOMBOL, Yugoslavia. Porem, de alguma forma nao consigo localizar essa cidade/estado na internet de modo algum.

    Preciso lozalizar os dados de sua vida, assim como certidao de nascimento dele, para possuir uma historia mais completa de minha propria familia.

    Poderia me auxiliar? Com qual orgao nacional ou internacional devo falar?

    Nao sei a quem contactar pois a antiga Yugoslavia nao existe mais e nao consigo localizar onde DZOMBOL estaria no mapa atualmente.

    Obrigada!

  13. Marcelo says:

    Olá, meu bisavô chamava-se Stefan Nagy e nasceu em Dragesti na Romênia.
    Gostaria de saber se posso requerir a cidadania Húngara ?

  14. Lucas de Andrade says:

    Olá, tenho um professor que precisa de uma certidão de nascimento da bisavó no condado de albis como ele pode conseguir? obrigado.

  15. Rafael says:

    Olá, meu avô veio da antiga Iugoslávia local Backo Petrovo Selo (vilarejo) hoje fica na Sérvia, quando veio para o Brasil em 1941 ele já era casado, então conheceu minha vó e tiveram 6 filhos, como já era casado minha mãe não teve o nome dele registrado na certidão de nascimento, somente meus 2 tios mais novos, com isso como devo proceder para adquirir a cidadania servia?

  16. Leonardo Boros Uchoa says:

    Ola bom dia !! meu nome e Leonardo Boros sou filho de Ioguslava nacida na cidade de Senta que hoje e Servia, minha mae perdeu os documentos dela em uma enchente no ano de 1956 em sao paulo depois de ter chegado ao Brasil !! foi casada com brasileiro por 33 anos requereu documentos brasileiros tipo indentidade de estrangeiro e cpf!! mas gostaria de requerer novamente seus documentos servios e da dupla nacionalidade para os filhos que sao brasileiros!! como faço para requerer estes documentos?

  17. Denise says:

    Olá. O pai do meu marido nasceu em Beograd. A certidão foi expedida pela Republica Popular da Croacia. Seus avós são naturais de Bihac. Para requerer a cidadania ele precisa falar a lingua? Pode requerer para os filhos, conjuntamente? Obrigada.
    Complementando: O pai dele nasceu em 1941, mas a família migrou para a Croácia. Temos a certidão de nascimento, como dito, expedida pela República Popular da Croácia. Este documento é valido para requerer a cidadania?

    • colaborador says:

      Olá Denise, Como Bihac nunca fez parte do Reino da Hungria (e nem Belgrado, a capital da Sérvia), o seu marido só poderá requerer a cidadania bósnia ou talvez a croata, voces precisam verificar nos devidos consulados. Nao sabemos se eles fazem questao do idioma, assim como a Hungria faz.

  18. Rogerio Lucachak says:

    Ola, sou bisneto de Romenos, possuo as certidoes de obito de ambos onde cosnta cidade natal. Gostaria de saber se tenho direito a cidadina Romena e qual o procedimento.

    Grato

    • colaborador says:

      Olá Rogerio, pelo seu sobrenome nós achamos que os seus antepassados eram de etnia húngara (embora tenham nascido numa regiao que hoje fica na Romenia). Portanto, vc tem direito a cidadania húngara pelo método “simplificado”. Escreva para [email protected] e daremos mais detalhes. Nao sabemos se voce tem direito a cidadania romena, pois esse site é direcionado para a comunidade húngara.

  19. Jessica says:

    Bom dia! Meus bisavós Leopold Himmelsbach e Teresija Hajek Himmelsbach nasceram e se casaram em Karavukovo (antiga iugoslavia,hoje servia), meu tio avô também nasceu na mesma cidade e ambos vieram para o brasil durante a 1GM. Minha familia possui a certidão de casamento de meus bisavós e a transcrição da certidão de nascimento do meu Tio avô. Gostaria de saber, eu como bisneta tenho direiro a dupla cidadania? E quais documentos são necessários para a obtenção? Desde já obrigada.

  20. Anne says:

    Meu avô faleceu bem antes de eu nascer, ele veio da Iugoslávia, não tenho quase nenhum dado sobre ele, tem algum site que consigo localizar a cidade onde ele nasceu, algum dado?!

  21. CELIA REGINA BRUNNER says:

    minha avo nasceu na yugoslavia na cidade de sonada, como faço para conseguir a certidão de nascimento de minha avó, eu tenho a certidão de casamento dela aqui no brasil. eu terei direito a cidadania.
    por onde começo a buscar?

  22. Anderson Salvador says:

    Boa Tarde minha avó veio da Antiga Iugoslávia, segundo os documentos de óbitos ela nasceu na cidade nova Pazova, será que consigo o direito de cidadania? Como funciona? Obrigado desde já.

  23. Luciano Kovac says:

    Oi, tudo bem? Entrei em contato com a Embaixada da Sérvia e o cônsul me informou que meu avô, mãe e tios “demitiram” a cidadania Iugoslava quando vieram para o Brasil. Acredito que ele tenha se referido a renuncia da cidadania, porém meu avô foi para guerra representando seu país e a decisão tomada por ele, impactos diretamente na minha mãe, que era menor de idade. Hoje tenho interesse em solicitar a dupla cidadania, é possível?

  24. Margarete says:

    Olá,
    Gostaria de saber se a Servia faz ou não parte da Europa? alguns dizem que sim e outros dizem que não. E se tem como solicitar a dupla cidadania sérvia.
    Obrigada

  25. Túlio Kubica says:

    Olá, Meu avô Josep Kubica é nascido na Iugoslávia, e eu tenho a carteira de trabalho dele, com algumas informações que comprovam que ele é nascido lá, eu gostaria de saber se com esse documento eu conseguiria ter acesso a certidão de nascimento dele, e eu obter a cidadania de Iugoslavo ? Preciso de uma resposta ! Desde de já sou grato !

  26. Luiza Tomboly says:

    Boa tarde!

    Estou tendo dificuldades para conseguir certidão de nascimento do meu bisavô Sandor Tomboly, possuo apenas a certidão de casamento com a minha bisavó Sophia Banjai (não tenho certeza quanto à grafia do nome dela), que foi realizado no Brasil.
    Por gentileza, esse documento é suficiente para que eu consiga a cidadania hungara?
    Desde já agradeço.
    Att,

    Tomboly

    • colaborador says:

      Olá Luiza, a certidao de casamento brasileira nao será prova suficiente que ele era cidadao húngaro. Escreva para [email protected] e faremos todo o possível para ajudá-la com a busca, OK?

  27. wilson rodrigues says:

    Boa tarde ! Minha avó veio de HUTA ,Romênia tenho o passaporte dela tenho direito a dupla cidadania ?

    • colaborador says:

      Sim, claro que tem. Mas o passaporte romeno nao é comprovacao de cidadania húngara, voce precisará da certidao de nascimento dela. Escreva para [email protected] e poderemos ajudar com a busca.

  28. Alessandro Pajor says:

    Senhores boa noite

    Meu avo saiu da Hungria na epoca da 1 Guerra Mundial, veio de Budapest, estou tentando recolher mais informacoes, acredito que tenhamos alguns documentos dele por aqui, preciso somente da certidao de nascimento dele e meu pai para pedir o passaporte?

    Grato

    • colaborador says:

      Olá Alessandro, voces precisarao de bem mais certidoes para pedir a cidadania (nao o passaporte, por enquanto). Um dos pré-requisitos é conhecer o idioma. Comecem com as aulas e se precisarem de ajuda com a busca das certidoes húngaras, entrem em contato!

    • colaborador says:

      Nao é tao simples assim. Recomendamos voce entrar em contato com o Consulado Geral e pedir informacoes.

  29. Luciano says:

    Olá, boa noite! os bisavós da minha esposa naceram na Iogoslavia, temos a certidão de óbito deles, gostaria de saber como conseguir a certidão de nascimento deles, um nasceu em Mramurak que hoje é Servia, obrigado

  30. Bárbara says:

    Bom dia .Minha Bisavó é da cidade de Grabovci da Iugoslávia (Sérvia),ela já é falecida e tenho o passaporte e certidão de nascimento dela original .Ela tem suas três filhas vivas onde nasceram na Áustria e na Grabovci em Iugoslávia.
    Como faço para proceder com o passaporte de dupla cidadania ,o que eu preciso de comprovantes.E quanto tempo demora pois minhas tias e avó ainda se encontram vivas.

    Obrigada

    • Colaborador says:

      Olá Bárbara, o seu processo se encaixa no “simplificado”, isto é, voce precisará aprender o idioma. Por sorte voce já tem toda a documentacao necessária.

  31. rosemari kraft says:

    Li o comentário abaixo:

    Estou tendo dificuldade de conseguir as certidões de nascimento e casamento dos meus avós pois um nasceu na Transilvânia (hoje Romênia), o outro na Iugoslávia (hoje Sérvia). O que faço?
    Rating: -1 Positive Negative
    Os consulados da Romênia e da Sérvia podem ajudar, mas costuma ser bem demorado. Se voce quiser rapidez recomendamos procurar um despachante, advogado ou pesquisador local. Entre em contato conosco pois conhecemos um na Sérvia que já resolveu alguns casos em algumas semanas. Caso voce consiga comprovar a cidadania dos seus antepassados com outros documentos antigos, tipo boletim escolar, cédula de identidade, certidão de batismo, passaporte antigo, etc já é um meio caminho andado, mas haverá sempre a necessidade de se apresentar uma certidão de nascimento (avo – bisavo – trisavo) propriamente dita.

    Bom, meus avós eram da antiga iugoslavia … um da cidade de Indjija e outro de Nova Pazova … gostaria de obter a certidão de nascimento deles … como consigo?

    grata

    • Colaborador says:

      Olá Rose,
      Poderemos fazer a busca, nao deve ser muito complicado. Por favor escreva para [email protected] e informe tudo o que voce sabe a respeito dos seus avós (local e data de nascimento, filiacao, etc).

  32. André says:

    olá, meu avô veio de Franzfeld in Banat para o Brasil. Como faço para conseguir a certidão de nascimento dele?
    Ele era da yugoslavia hoje Sérvia…
    Nome Jakob Eberle filho de Jakob Eberle e Eva Eberle
    Nascimento: 05/11/1899
    São a única informação q tenho…

  33. Teresinha Oliveira says:

    Boa noite, minha avó materna nasceu na Hungria, porém o único documento que temos é a Certidão de Óbito que consta nacionalidade Iugoslava. Eu consigo tirar a dupla cidadania Hungara? Ou terá que ser Iugoslava? Como devo proceder, será que consigo localizar em algum cartório algum documento dela? Muita coisa se perdeu na época da 2ª Guerra….Estou muito interessada em conseguir minha dupla cidadania…Att.

  34. Hellen says:

    Boa tarde…minha bisavo era hungara e meu bisavo tb mas nao sei de onde e n tenho muitas informacoes alem do nome completo dos dois…como faco para conseguir a certidao de nascimento e casamento dos dois para eu tentar minha dupla cidadania? Vcs me indicam alguem que possa me ajudar..sou do rj…obrigada

  35. Carlos Heller says:

    ola, como posso obter as certidões de nascimento de meu pai, meu avô, meu bisavô, e meu tetravô , todos nascidos em Zilah – Krashna, na Hungria (tenho o nome de todos e data de nascimento de meu pai e o ano de nascimento de meu avô, bem como foto do túmulo de meu bisavô e tetravô na cidade de Krashna Hungria) Desde já agradeço a ajuda

  36. Andressa says:

    Olá, estou tentando localizar a certidão de nascimento da minha bisavó que nasceu na transilvania. Gostaria de saber como posso proceder e se vocês tem algum contato de despachante que possa resolver isto.

  37. Cyro says:

    Senhores,

    Meu avô nasceu na Iauguslávia, atual Sérvia, mas renunciou a cidadania e se naturalizou brasileiro pra não servir no exército local.

    Li que têm um conhecido na Sérvia que pode ajudar.

    Por favor me contatem por e-mail …

    Grato !

  38. Almir Paulino Stenger says:

    Bom dia.
    Como proceder para achar o local de nascimento do meu avo para solicitar a certidão de nascimento.
    Tenho a certidão de casamento no Brasil mas não diz o local onde nasceu.
    Nome do meu avô Joseph Stenger ( na certidão de casamento está José Stenger).
    Cordialmente.
    Almir Paulino Stenger.

  39. Ana Lucia says:

    Gostaria de saber se tenho direito a cidadania da antiga Iugoslávia. Meus bisavós (tanto os pais do meu avô quanto os pais da minha avó) vieram de lá, mas não sei se tenho direito e nem sei por onde começar caso eu possa adquirir a cidadania.

  40. Rafael Kich says:

    Meu bisavô era Húngaro mas em alguns documentos consta como ele sendo Iugoslavo . Ainda tenho direito a cidadania?Obrigado

  41. Mario Toth says:

    Boa tarde. Minha avó é hungara nascida em Zenta e meu avo iuguslavo nascido em Pacir. Quero solicitar a minha cidadania hungara, possuo apenas a certidao de casamento dos meus avos emitida aqui no brasil. Isto é suficiente ou devo solicitar a certidao de nascimento da minha avó. gostaria de telefones de despachantes que fazem esse serviço. obrigado