Quanto tempo para conseguir a cidadania

Esta é uma questão difícil de ser respondida com exatidão, pois muitos fatores burocráticos e culturais são dependentes, por exemplo.

Em um cenário ideal e otimista, em 3 meses é possível conseguir a cidadina, porém disso dependerá:

  • Que a pessoa possua documentos confiáveis e comprove seu parentesco húngaro
  • Que possua todos os documentos e certidões brasileiras
  • Que fale o idioma húngaro
  • Que todo seu processo seja enviado para a Hungria e devolvido no menor tempo possível

Este é o cenário ideal, mas devemos sempre considerar situações que não estavam dentro do planejado.

A informação que recebi quando fui conversar com a Cônsul é de que preenchendo todos os requisitos acima, entre 3 e 4 meses, você completará a etapa burocrática.

Após isso, será agendada a cerimônia de “entrega” da cidadania e isso ocorre em datas específicas, definidas pela embaixada.

No geral, eu acredito que 6 meses é o prazo mais seguro para completar todo o processo, desde que fale o básico do idioma húngaro.

25 Responses to Quanto tempo para conseguir a cidadania

  1. Paulo says:

    Sziastok , dei entrada no meu processo na embaixada húngara em maio deste ano. Sei que é dificil saber, mas qual é a média do prazo de conclusão do processo?

    Köszönöm.

  2. Alena Miklos says:

    Olá, me chamo Alena Miklos e meu bisavô veio para o Brasil quando ele era criança através da cruz vermelha paulista. O documento fala a cidade que saíram e data (dos pais dele no caso). A cidade que antes era Hungria hoje é austria. Eu ainda consigo a cidadania? Eu possuo a carta de entrada deles e a de casamento dele, mas essa diz que ele era austríaco, provavelmente um erro do cartório.

  3. eduardo says:

    Boa tarde, eu tenho a certidão de nascimento de meus avós .. eles vieram ao Brasil e viveram boa parte aqui … ja são falecidos
    eu tenho que aprender a falar hungaro para obter a cidadania ?

    • colaborador says:

      Olá Eduardo, sim voce precisará aprender a língua pois seus avós vieram de uma regiao que hoje nao faz mais parte da Hungria (a Transilvania).

  4. Daniel Guisse says:

    Olá. Meus avós eram húngaros, possuo as devidas certidões deles, consigo cidadania pelo método tradicional ou simplificado? No caso de ser simplificada, qual o nível de conhecimento da língua que deverei ter? São feitos testes escritos também? Obrigado.

    • colaborador says:

      Olá Daniel, sem examinar a documentaçao nao podemos dizer se voce se enquadra no processo simplificado ou no tradicional. Caso seja no simplificado, voce terá que escrever uma carta de motivaçao em húngaro, além de passar pela entrevista com o consul.

  5. Shirley csincsak says:

    Olá me chamo Shirley Csincsak. Meu avô veio para o Brasil após a segunda guerra, hoje já faleceu. Gostaria de conhecer melhor minhas origens e cultura visitando a Hungria. Posso solicitar dupla cidadania ? Não falo Húngaro tem algum problema?

    • colaborador says:

      Olá Shirley, nao podemos dizer se voce vai ter que saber falar húngaro pois vai depender do ano em que seu avo saiu da Hungria (e se voce tem como comprovar isso). Por favor entre em contato com o consulado geral em Sao Paulo.

  6. Leandro Danyr says:

    Olá a todos que visitam esse site, faço parte de um grupo no WhatsApp onde o intuito é a troca de informações sobre o processo para a obtenção da cidadania Húngara, quem estiver interesse é só enviar uma mensagem no Whats solicitando a entrada no grupo.

    Att Danyr.

    Número–>14 996035837

  7. SOFIA APARECIDA NYILAS FERREIRA says:

    SOU FILHA DE HUNGARO, MEU PAI JÁ FALECEU, COMO POSSO CONSEGUIR CIDADANIA HUNGARA.

  8. luccas faragó says:

    boa dia! meu bisavo por parte de pai é húngaro, nascido em budapeste, como seu bisneto eu tenho direito a cidadania? ele já morreu faz uns 15 anos

  9. colaborador says:

    Olá José Luis, escreva para nós no [email protected] e faremos a busca da documentacao necessária. Sim, voce tem direito a cidadania húngara.

  10. Alex says:

    Vou para Europa no ano que vem, sera que consigo tirar a minha Cidadania direto na Hungria assim ficaria mais rápido, sera que com todos os documentos em mãos daria certo ?
    lembrando que sou 1º grau

  11. Illes Bujdoso says:

    Sou nascido na Hungria em BudaPest e tenho minha certidão de nascimento original.
    Meus pais são nascidos no Império Austro-Húngaro , são falecidos mas eu tenho as certidões de nascimento originais deles e também a certidão de casamento e proclamas. Tenho duas filhas nascidas no Brasil , em São Paulo ,mais um neto , filho de minha filha Yasmin e desejo obter as 4 cidadanias húngaras.
    Tenho todas as certidões brasileiras , que precisam de tradução , peço dados de tradutor(a) para o húngaro.
    Além disso , quero saber que tipo de fotos providenciar para os passaportes.
    Peço também o e-mail para mandar as imagens dos documentos.
    Obrigado

  12. Andrea Piacsek says:

    Prezados, meu primo já solicitou e tem cidadania Hungara pelo nosso bisavô, quais documentos preciso apresentar? Do meu avô ate mim, ou de meu bisavô tambem?

    grata

  13. Dalton says:

    Oi. Consta na certidão de nascimento de meu avô que o pai dele (no caso meu bisavô) é nascido na Austria. Porém é tido como pacífico na minha família que meu avô é descendentes de húngaros. Pode acontecer isso?? É que antigamento havia o Império Austro-Húngaro. Como vou chegar na certidão de nascimento do meu bisavô???? Nascido sei lá onde???
    Desde já agradeço.

  14. Renan says:

    Olá,

    Estou na Hungria visitando parentes, possuo certidão de nascimento da minha avó que nasceu na Hungria esta viva.
    Possuo passaporte dela húngaro, certidão de nascimento dela.
    Qual a forma mais rápida de solicitar a dupla cidadania?
    Não falo Húngaro, isso impede de conseguir?
    Obrigada

    • admin says:

      Olá Renan,
      Não podemos dizer se você vai precisar falar a língua pois nao sabemos se o seu processo será o “tradicional” ou o “simplificado”. Para isso será necessário examinar a documentação da sua avó e saber o ano em que ela emigrou da Hungria e chegou ao Brasil. Por favor entre em contato com o consulado em Sao Paulo, ou se voce ainda estiver em Budapeste, com o BÁH (Budafoki út 60).

    • colaborador says:

      Provavelmente voce se enquadra no “tradicional” e assim nao precisará falar o idioma. Entre em contato com o consulado geral ou com a embaixada.

  15. Rinck says:

    oi gostaria de saber como faço para viver no País
    eu sou Brasiliro meu noivo é da Hungria é permito casamento de gay na Hungria ?

  16. Jose luis says:

    Olá, Boa tarde!
    Meu nome é Jose Luis e tenho algumas dúvidas, meus bisavós são Húngaros, minha avó nasceu no Brasil,
    Eu teria direito de pedir a cidadania?
    Quanto fica todo o processo de documentação e ação de reconhecimento?

  17. hermano J. M. Aquino says:

    Sou neto de hungaros, e fiquei muito contente, pois morei com minha avó que falava muito bem, trabalhava aqui em São Paulo, como cozinheira do Consul, naquela epoca. Não voltou mais para a sua terra natal.
    Mas sempre me falava para que eu vosse conhecer a sua terra.

    Congratulações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *