Para evitar e prevenir problemas relacionados com o domínio insuficiente da língua húngara durante o processo de naturalização simplificada.
A Agência de Imigração e Cidadania da Hungria gostaria de chamar a atenção para o fato que no processo de naturalização simplificada um dos requisitos legais básicos e obrigatórios é compreender e comunicar-se em húngaro em nível básico, isto é, apresentar o pedido de naturalização de modo independente, sem ajuda externa, e saber responder às perguntas feitas pelo cônsul, pelo menos em frases curtas. Se, ao ser controlado, o domínio da língua húngara provar-se insuficiente, o requerente não deverá esperar uma decisão positiva, (o cônsul poderá sugerir uma nova entrevista alguns meses depois)
A presente informação contribui para evitar problemas frequentes oriundos do domínio insuficiente da língua húngara no ato da entrada do processo de naturalização simplificada e impedir que o requerente se torne vítima de abuso devido ao mau conhecimento dos requisitos legais (especialmente a falta de domínio da língua) durante o processo.
Convidamos todos os requerentes a prestarem uma especial atenção ao apresentarem o pedido de naturalização simplificada, pois é imprescindível atenderem a todos os requisitos legais do processo, especialmente o domínio básico da língua húngara. Não existe isenção legal para este critério, e as autoridades da Hungria vão sempre verificá-lo diretamente, por escrito, por telefone, ou até pessoalmente.
Se precisarem de qualquer informação adicional sobre o processo de naturalização simplificada, por favor, entrem em contato com nossa Embaixada ou outra representação do Governo da Hungria, que lhe fornecerá informação confiável. Caso aceitem a ajuda de outra pessoa ao apresentarem o requerimento, nunca acreditem que haja possibilidade de uma decisão positiva sem o conhecimento suficiente da língua húngara.
Budapeste, 10 de julho de 2014
Boa noite,
Meu avo materno era hungaro, judeu. Após a guerra veio ao Brasil. Eu tenho direito a cidadania?
Teria que falar hungaro? Devido a guerra muitos documentos dele foram perdidos. No aguardo.
Olá David, se voce tiver a certidao de nascimento dele já será um grande passo.
Olá, sou bisneta de Húngara nascida em Budapeste em 1919, ela veio para o brasil com 8 anos e antes de falecer ainda tinha a cidadania Húngara. Queria saber se teria como eu, sendo bisneta, ter a cidadania também? Obrigada desde já.
Olá Caroline, voce poderá requerer a cidadania húngara pelo método simplificado. Entre em contato com o Consulado Geral.
Boa Tarde,
meu tataravô morava na Boemia em Neudorf, veio para o Brasil em 1879 com os filhos e a família, mas na certidão de óbito está escrito que ele era natural da Áustria, minha dúvida é se for encaminhar minha dupla cidadania se tenho direito e se o correto é encaminhar a cidadania austríaca ou a húngara?
Olá Andriele, o nome “Neudorf” é muito vago, existem dezenas de vilarejos na Áustria, Alemanha e Suiça com esse nome. Em todo caso, a cidadania húngara não será possível, infelizmente.
Olá, meus bisavós eram da Região do Vêneto – Albignasego – Padua , ele nasceu em 20/11/1870, e chegaram ao Brasil , no Rio de Janeiro 14/11/1897 no Vapor Attivitá por favor uma gentileza eu poderia tirar a Cidadania através de meu bisavô ou o seu Pai uma pergunta porque ficava no Império Austro-Húngaro ?
Obrigada,
Maria
Infelizmente o Veneto nunca fez parte do Reino da Hungria. Voce precisa tentar a cidadania italiana mesmo.
Olá. Meu bisavô veio da Hungria. Tenho documento de casamento dele aqui no Brasil atestando naturalidade húngara. Como faço para iniciar o processo de cidadania simplificada?
Olá, meus bisavós e avós maternos eram naturais do Império Austro-Húngaro, nascidos na cidade de Csátalja. Tenho o passaporte deles e o registro de imigração brasileiro. Seus nomes: Catarina Spaltenberger e Anton Spaltenberger. Minha mãe foi a primeira da família a nascer no Brasil, porém não tem a cidadania húngara. Acredito que ela, eu, meus filhos, minha irmã e sobrinhos temos direito, não é? Entretanto, o idioma falado na família sempre foi o alemão. O que devo fazer?
Obrigada
Elisabeth
Olá Elisabeth, como Csátalja encontra-se no território atual da Hungria voce só tem duas coisas a fazer: procurar o Consulado Geral e aprender o idioma húngaro, simples não?
Olá
Meus avós maternos vieram da Hungria fugindo da guerra. Vieram de navio. Meu bisavô faleceu no Rio de Janeiro. Como faço para descobrir e levantar documentos deles.
Avó Julia Condrad e avô Alexandre Kurunczi
Olá Viviane, escreva para [email protected] e ajudaremos no que for possível.
Ola meu pai veio da Hungria então gostaria de saber se eu posso ter a cidadania húngara?
Caro George, é claro que pode. O primeiro passo é falar com o Consulado em São Paulo.
Boa tarde, meu avo veio junto a minha bisavó para o Brasil pelo Consulado de Roma na Itália. Casou com minha avó no Brasil, só que ela só tem o atestado de óbito e a de casamento – tem como fazer a cidadania húngara?
Desde já agradeço.
Olá Bruno, voce precisará da certidão de nascimento do seu avo para poder pleitear a cidadania húngara. Escreva para [email protected] e ajudaremos no que for possível.
Olá boa tarde, sou neto de Húngaro por sobrenome BALI, veio para o Brasil durante a guerra. A cidade onde morava fica na Transilvânia, que agora pertence a Romênia. Eu teria o direito à cidadania Húngara?
Sim claro, entre em contato com o Consulado Geral ou com a Embaixada.
Ok Obrigado pela informação
Olá boa tarde, minha avó materna e meus bisavós maternos eram da Yugoslavia, atualmente tenho apenas a certidão da minha mãe que consta que eles eram da Yugoslavia, eu conseguiria a cidadania através desse documento? Pois não sei nem por onde começar pra procurar documents deles e quais os requisitos para conseguir a cidadania?
Olá Bruno, Para entender os requisitos da cidadania húngara entre em contato com o Consulado Geral em São Paulo. Para buscar documentos dos avós e bisavós na Sérvia ou Croácia (ex-Iugoslávia) escreva para [email protected] – boa sorte!
Meu bisavô chegou no Brasil em 1924, porém só temos a carteira de trabalho e a carteira de identidade para estrangeiros, com esses documentos é possível tirar a cidadania Húngara?
Att
Olá Evelyn, Somente esses documentos não são suficientes mas baseados neles poderemos fazer a busca da certidão de nascimento do seu bisavô. Escreva para [email protected] e ajudaremos no que for possível!
Boa noite,
Gostaria de saber se meu filho poderia conseguir a cidadania. O avô do meu marido é Iugoslávo, nascido em Zavidovici, o nome dele é Josip Primosic, veio para o Brasil durante a segunda guerra com mais de 18 anos. A informação que temos é que ele se naturalizou brasileiro. Mesmo assim ainda é possível?
Att,
Olá Nayara! Zavidovici fica na Bósnia e infelizmente nunca fez parte do Reino da Hungria, portanto voces não tem direito a cidadania húngara. Voces já tentaram falar com o pessoal da Bósnia e Herzegovina?
Bom dia,
Meu nome é Erica Kramel, já temos direito a cidadania Hungara.
Procuro pela origem de nossa historia, meus avós Andreas, Thereza e Magdalena Kramel vindos da cidade de Tótvázsony – Província de Veszprém, Hungria.
Agradeço a informação que puderem repassar.
Olá Erica, escreva para [email protected] e ajudaremos no que for possível!
Por favor, poderiam confirmar se tataranetos também tem direito a cidadania Hungara…
Sim, nao há limite de geraçoes — contanto que voce aprenda o idioma.
Obrigado!
Bom dia ‘ Meu nome é Marcondes Alves Junior moro na Hungria a mais ou menos 2 anos e meio e ja falo Hungaro ‘ os meus antepassados nao tem nenhuma ligacao com a hungria, e é por isso que venho perguntar aqui se alguem pode me passar algumas informacoes se posso ou nao pedir minha naturalizacao e como poderia fazer isso .. Obrigado pela atencao !
Olá Marcondes, o mais simples seria voce se casar na Hungria. Aí voce poderia pedir a cidadania depois de 5 anos.
Bom dia, tenho descendência Húngara. Sou casado e tenho uma filha. Caso eu consiga a minha cidadania Húngara ela é extendida a minha esposa e minha filha? Elas também precisarão aprender a língua Húngara para obter a cidadania delas?
Muito Grato pela atenção.
Olá Milton, se elas requererem a cidadania também, sim, consegue. Se o processo delas for o “simplificado”, elas terao que aprender o idioma. Talvez a sua filha se encaixe no “tradicional”(depende do SEU processo), mas a sua esposa certamente terá que aprender húngaro, pois ela nao tem sangue húngaro.
Boa noite
Minha avó é Húngara
Nascida em Budapeste
Veio para o Brasil em 1927
Casou-se com meu avô, brasileiro em meados de 45
Como proceder, por favor para tirar a cidadania húngara?
Poderia por favor me orientar?
Att
Entre em contato com o consulado ou com a embaixada para uma primeira averiguacao.
Meus avós nasceram na Hungria. Meu avô faleceu em 1964 e minha avó faleceu em 1970.Meu pai, filho único nasceu no Brasil e faleceu em 1971. Tenho apenas o passaporte original de meu avô com registro de sua chegada ao Brasil em 1915. Tenho direito a cidadania hungara tradicional.!
Olá Marco Antonio, tudo indica que o seu processo seria o “simplificado”, mas preferimos informá-lo com certeza só depois de analisar esse passaporte antigo do seu avô. Tem como voce escaneá-lo e enviá-lo para [email protected] ?
eu quero ver como prodecer
sou filha de hungaro,como proceder
Olá,
Meu sobrenome é Hungria e minha vó é descendente de hungaros,
será que consigo tirar cidadania?
Grata
Olá Safira, Sim, conhecemos a história da Família Hungria. Por favor escreva para [email protected] e iremos ajudá-la!
Claro Safira, é só aprender o idioma. Escreva para nós no [email protected] com referencia aos documentos húngaros dos seus antepassados.
ILMOS.
PARA OBTER CIDADANIA, AVOS KOVACS E HALCSIK E FACIL?
Olá José, nessa vida nada é fácil. Mas é simples. Caso voce nao tenha as certidoes de nascimento dos seus antepassados escreva para nós: [email protected]
Eu tenho uma filha que namora com cidadão húngaro na Suíça e pretende casar com ele , ela tem direito a cidadania húngara ? Desde já grato pela sua atenção.
Sim Juan, ela terá direito depois de 5 ou 10 anos. Mas terá que aprender o idioma.